Receitas - Bolinhas de Batata e Cogumelos

segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Há coisas que adoro fazer...uma delas é cozinhar..

Ando sempre à procura de receitas novas na net..coisas sem muitos "frufrus" claro...até porque o pessoal cá de casa gosta de comida que encha barriga, e não duas pintas no meio de um prato enorme...sorry mas cá em casa gostamos de comer bem, as nossas barrigas não são chiques.

Ultimamente tenho andado a procura de soluções rápidas (e económicas claro) pois o tempo à noite é pouco quando se chega do trabalho, e como é pouco e a paciência também não ajuda muito, o que se quer é estar com a família e não agarrada aos tachos. Assim aproveito aos fins de semana quando há mais tempo para andar na procura e fazer.

Uma das ultimas receitas que encontrei no site Sabor Intenso (site que realmente gosto por serem receitas simples e que não engana em termos de quantidades e aspecto da comida), foram os croquetes de batata e cogumelos.

O pessoal cá de casa aprovou e por isso deixo-vos a receita que encontrei, e adaptem aos vossos gostos.

"Ingredientes:

- 750g de batatas cortadas ao meio
- 200g de cogumelos frescos laminados
- 25g de manteiga
- 1 dente de alho picado
- 55g de manteiga derretida
- 2 gemas de ovo
- salsa picada
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- noz moscada q.b.
- 2 claras de ovo
- pão ralado q.b.
- óleo para fritar

Numa panela com agua a ferver, tempere com sal. Coloque as batatas a cozer durante 25 minutos. Depois das batatas cozidas, escorra-as e faça puré.
Ao puré junte a manteiga derretida.Tempere com noz-moscada e pimenta. Adicione as gemas e mexa muito bem. 
Numa frigideira leve ao lume os 25g de manteiga e o alho. Mexa e deixe aquecer. Junte os cogumelos e deixe fritar até que percam a água. Coloque os cogumelos numa tábua e pique-os com uma faca.
Junte os cogumelos ao puré e mexa. Por fim, adicione a salsa picada e misture muito bem. Deixe o puré arrefecer.
Coloque as claras numa tigela e bata com o garfo. Depois do puré frio, enrole em forma de croquete. Passe os croquetes pelas claras batidas e por pão ralado.
Por fim frite-os em óleo quente. Depois dos croquetes douradinhos, retire-os para um prato com papel absorvente. E está pronto a servir."

A receita original refere que os ingredientes dão para 24 croquetes. Eu em vez de croquetes fiz bolinhas para a minorca achar mais piada, mas assim também deu para 35 bolinhas "gordinhas". Também acrescentei fiambre ao cozinhar os cogumelos e gostamos do resultado. Na próxima irei fazer com batata e mistura chinesa de vegetais (encontram uns saquinhos congelados no Pingo Doce). Por aqui gostamos muito dessa mistura e por isso vou tentar adaptar.

Espero que gostem. Beijinhos